Substitua o sal por outros temperos

A ingestão excessiva de sal pode causar doenças como a hipertensão arterial. Conheça opções para substituí-lo em sua refeição

Exame_1002.Ajustado

O sal de cozinha tem ação importante como conservador alimentar e é um tempero muito popular. Porém, sua ingestão em excesso e o consequente exagero no sódio, um de seus componentes, pode causar diversas doenças, como pressão alta, pedra nos rins e insuficiência renal.

O consumo médio de sal no Brasil é de 10 a 12 gramas por dia e por pessoa, porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de no máximo 5 gramas.

O consumo de sódio não está apenas no sal de cozinha, mas também nos diversos produtos industrializados que fazem parte do nosso dia a dia. Para reduzir o sódio ingerido, portanto, é necessário diminuir ao máximo o consumo de industrializados e ficar atento à substituição ao sal no preparo de suas refeições por outros temperos.

Alho, cebola, limão, manjericão, alecrim, cebolinha, orégano, salsa ou salsinha, tomilho, louro, açafrão, curry, pimenta, noz-moscada e gengibre são várias opções de tempero que, além de diversificar seus pratos, podem deixar suas receitas mais saudáveis.

Tags:, , ,