Diminua o volume da música para cuidar da memória

Além de trazer sérios danos auditivos, som muito alto pode prejudicar a formação das lembranças

BlogEx03

 

Não é novidade que ouvir música alta nos fones de ouvido pode fazer muito mal ao sistema auditivo. Qualquer excesso de barulho como música, buzinas ou britadeiras mata as células auditivas e não há recuperação para elas. E quanto mais perto do ouvido for o som (por isto o problema dos fones), maior o dano.

Pois agora a medicina descobriu mais um motivo para você abaixar o volume. De acordo com pesquisadores da Universidade de Buenos Aires, sons elevados conseguem causar danos no cérebro e afetar nossa memória.

O estudo foi feito com ratos, que foram expostos a intensidades de ruído entre 95 e 97 decibéis, mais altas do que o patamar considerado seguro (70 a 80 decibéis) – mas, ainda assim, é abaixo da intensidade que encontramos em um show de música (110 dB). Os cientistas descobriram que, depois de duas horas de exposição, os ratos sofreram danos irreversíveis no hipocampo, área do cérebro que “grava” lembranças e informações e que participa do processo de aprendizado.

“Tal evidência sugere que o mesmo poderia ocorrer em humanos em desenvolvimento, embora seja difícil de provar, porque não podemos expor as crianças a este tipo de experiência”, disse Laura Guelman, a coordenadora do projeto. No entanto, a probabilidade é alta, visto que os ratos têm um sistema nervoso semelhante aos seres humanos.

Tags:, ,